Com o mesmo ímpeto de solucionar de forma sustentável a destinação final de todo resíduo produzido diariamente, a Carbogas Energia outrossim promove a solução para os passivos ambientais já formados a partir do acumulo e disposição de resíduos no solo. No hodierno, a realidade brasileira conta com diversos sítios que foram utilizados de forma inadequada para a disposição final de resíduos. Sinceros prejuízos ambientais e sociais são ocasionados por esta prática, como a contaminação de solo e lençóis freáticos, emissão de gases nocivos para atmosfera, proliferação de patógenos, entre outros. A legislação nacional e internacional vem se tornando mais restritiva a cada ano, impedindo que estas práticas se perpetuem, inobstante isto mesmo os locais com controle sanitário promovem contaminações e ocupações crescentes de áreas livres. Com o viés de restaurar estas áreas, e converter o passivo ambiental que assola a região em um ativo econômico, a Carbogas Energia apresenta uma solução inovadora que promove a recuperação destas áreas degradadas.
O “minerador de aterro sanitário” pode ser utilizado nestes ambientes para separar os sedimentos e inertes do material depositado em aterros e lixões. A fração inerte segregada pode ser mantida no sítio, enquanto todo material potencialmente poluidor é separado através de equipamento dedicado desenvolvido pela Carbogas Energia, e adentra a rota termoquímica para ser convertido em energia. Por ser uma solução móvel, atua com muita praticidade, recuperando materiais que não foram biodegradados desde sua disposição e, costumeiramente, possuem ainda maior valor energético em relação aos resíduos frescos.
Nesta senda, uma usina termoquímica instalada poderá absorver de forma conjunta o resíduo produzido pelo município diariamente e o resíduo recuperado do passivo ambiental, ambos submetidos aos mesmos processos da usina, constantemente reduzindo o volume do passivo até a recuperação da área degradada.